Em um movimento em direção a soluções energéticas mais verdes e sustentáveis, a Petrobras, uma das maiores empresas de energia do Brasil, anunciou no sábado, 30 de dezembro, que assinou um contrato para importar uma nova tecnologia para a produção de diesel 100% renovável (HVO) e bioquerosene de aviação, conhecido como BioQav. Essa tecnologia inovadora será fornecida à empresa estatal pela Honeywell UOP, uma das licenciadoras do produto.
A Petrobras planeja fabricar HVO e BioQav na Refinaria Presidente Bernardes, em Cubatão, São Paulo, utilizando matérias-primas renováveis, como óleo de soja e sebo bovino. A empresa afirmou que, com essa aquisição, terá capacidade para processar 2,7 mil metros cúbicos por dia de matéria-prima, composta por 70% de óleo de soja e 30% de sebo bovino.
“Essa iniciativa é um dos destaques do nosso Programa de BioRefino, que é essencia para fornecer produtos com emissões reduzidas de gases de efeito estufa, em conformidade com as demandas da sociedade e um mundo em constante transformação”, afirmou William França, Diretor de Processos Industriais e Produtos, em um comunicado à imprensa.
Além disso, a Petrobras enfatizou que a produção de BioQav usando o sistema HEFA (Ésteres Hidroprocessados e Ácidos Graxos) é estrategicamente importante para a empresa, pois agrega valor às suas capacidades de refino.
O Programa de BioRefino da Petrobras prevê investimentos de US$ 1,5 bilhão em refinarias para o desenvolvimento de combustíveis mais modernos e sustentáveis. O plano estratégico da empresa para o período de 2024-2028 também inclui investimentos de US$ 11,5 bilhões em transição energética e iniciativas de baixo carbono, demonstrando o compromisso da Petrobras com um futuro mais verde e ecologicamente correto.