NOTA DE AGRADECIMENTO
O Brasil possui uma democracia ainda muito jovem, consolidada com a promulgação da Constituição Federal de 1988. Assim, é fundamental compreender que, neste regime, a escolha dos representantes políticos acontece pelo voto soberano da população. Exatamente por esta razão, é que devemos comemorar os resultados democráticos advindos das urnas, porque o voto direto é, sem dúvida, a maior expressão da cidadania e da consolidação dos valores democráticos. Então, não há vencedores e derrotados; o que há, concretamente, é a eleição legítima dos candidatos e candidatas escolhidos livremente pelo eleitor. E assim funciona uma democracia.
Desta maneira, venho a público registrar meus sinceros agradecimentos a todas as pessoas que confiaram na minha candidatura; que votaram em mim; que torceram pela minha eleição; que confiaram nas ideias e propostas que defendi, durante todo o período de pré-campanha e também nos 45 dias da campanha eleitoral. As normas do voto também estabelecem que cada eleitor pode votar em apenas uma pessoa, e isto reflete a liberdade da escolha na hora do voto. Não reconhecer o resultado das urnas significa desrespeito ao direito de escolha de cada brasileiro. Então, mais uma vez, muito obrigado aos meus eleitores e todos os eleitores de Cacoal. Agradeço também aos demais candidatos que participaram da eleição, pela relação de respeito que tivemos neste processo.
Aos demais candidatos que, assim como eu, também não alcançaram os resultados que desejavam, quero registrar meus cumprimentos pela dedicação na campanha e pela lealdade, porque, acima da disputa pelo voto, deve prevalecer a lealdade, a urbanidade e respeito mútuo. A partir de agora, devemos torcer para que todos os eleitos façam o melhor pelo nosso município de Cacoal. O encerramento do processo de votação não implica encerrar os debates políticos e de ideias pelo bem do município onde vivemos e trabalhamos. Nossa luta deve seguir, para que Cacoal e os cacoalenses recebam os benefícios dos resultados das urnas e que possamos crescer coletivamente.
Meus agradecimentos também à Justiça Eleitoral, Ministério Público Eleitoral, todos os mesários e mesárias, servidores do Cartório Eleitoral de Cacoal e demais pessoas que participaram da organização e fiscalização do processo eleitoral de 2024. Todas essas pessoas trabalharam com muita dedicação e honestidade, para garantir a transparência da eleição e o exercício da cidadania.
Muito obrigado e que Deus nos ilumine sempre!!! Um grande abraço!!!
Francisco Xavier Gomes (Professor Xavier)