Cacoal avança na construção de seu Ecossistema de Inovação com 2º workshop da metodologia ELI

Cacoal avança na construção de seu Ecossistema de Inovação com 2º workshop da metodologia ELI

Encontro reuniu representantes de instituições, empreendedores e poder público para discutir setores estratégicos e avaliar maturidade do ecossistema local

Neste mês de junho de 2025, o município de Cacoal deu mais um importante passo na consolidação de um ambiente favorável à inovação com a realização do Segundo Workshop da Metodologia ELI – “Como estamos?”, promovido pelo Sebrae em Rondônia. O encontro aconteceu no Sebrae Cacoal e contou com a participação ativa de diversos atores locais, entre representantes de instituições de ensino, empreendedores, setor público, startups e entidades de apoio.

A atividade faz parte do processo de mapeamento do Ecossistema Local de Inovação (ELI), uma metodologia desenvolvida pelo Sebrae para fomentar ambientes de inovação nos municípios brasileiros. O foco do segundo encontro foi o aprofundamento do diagnóstico do ecossistema local, com dois objetivos principais: a priorização dos setores estratégicos para o desenvolvimento da inovação no território e a avaliação do nível de maturidade do ecossistema, com base nas conexões entre os integrantes das diferentes vertentes (governo, mercado, capital, conhecimento e sociedade).

O workshop gerou debates produtivos e análises qualificadas sobre os caminhos possíveis para impulsionar a inovação em Cacoal, com a construção de uma visão coletiva e alinhada entre os principais agentes do território.

Para Rangel Miranda, Head de Inovação do Sebrae em Rondônia, a iniciativa fortalece o protagonismo regional e cria as bases para o crescimento sustentável da cidade.

“Cacoal já possui uma rede de talentos, empreendedores e instituições que vem se mobilizando em prol da inovação. O ELI nos ajuda a visualizar o que já existe, identificar gargalos e, principalmente, definir caminhos estratégicos para potencializar esse movimento. Estamos vendo um ecossistema que quer evoluir, e o Sebrae está aqui para facilitar essas conexões e apoiar essa transformação”, afirmou Rangel.

O diagnóstico construído ao longo da oficina irá orientar os próximos passos da estratégia local de inovação, com ações voltadas à articulação de políticas públicas, desenvolvimento de programas para startups, fortalecimento da cultura empreendedora e promoção de eventos e espaços de conexão.

Segundo Carlos Eduardo Sakagami, Diretor Técnico do Sebrae em Rondônia, a mobilização de Cacoal é um exemplo de como a colaboração entre diferentes setores pode gerar impacto real no território.

“O Sebrae tem investido na interiorização da inovação, porque entendemos que é nos municípios que a transformação começa. Cacoal tem demonstrado grande capacidade de mobilização e engajamento. Esse segundo workshop mostra que os atores locais estão comprometidos em construir uma agenda estratégica que seja fruto do diálogo e da inteligência coletiva”, destacou Sakagami.

A previsão é de que o diagnóstico final do Ecossistema Local de Inovação de Cacoal seja apresentado próximo semestre, consolidando um plano de ação com diretrizes para os próximos anos. A iniciativa integra o projeto “RO – Negócios Inovadores”, com apoio da estratégia nacional Impulso Tecnológico, coordenada pelo Sebrae.

A Metodologia ELI – Ecossistema Local de Inovação – é uma iniciativa do Sebrae que visa mapear, conectar e fortalecer os ambientes de inovação nos municípios brasileiros. A partir de encontros colaborativos com os atores do território, são identificados desafios, oportunidades e ações prioritárias para estimular a inovação, o empreendedorismo e o desenvolvimento sustentável.

Para mais informações sobre as ações do Sebrae em Rondônia, acesse o www.sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. É possível acessar a loja virtual do Sebrae em sebrae.ro/loja. Acesse ainda o Sebrae pelas redes sociais: Instagram, Tik Tok, Facebook, LinkedIn e YouTube (@sebraero).

 

— Anuncie Aqui!

Últimas Notícias

Mais notícias