Alunos da rede municipal exploram a história e cultura de Porto Velho em visita ao Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

Alunos da rede municipal exploram a história e cultura de Porto Velho em visita ao Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

Projeto conta com apoio de um guia de turismo, proporcionando aos alunos um momento de aprendizagem

 

Semtel tem proporcionado à comunidade escolar uma forma diferente e divertida de aprenderSemtel tem proporcionado à comunidade escolar uma forma diferente e divertida de aprender

O projeto “Turista Aprendiz”, idealizado pela Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), tem proporcionado à comunidade escolar uma forma diferente e divertida de aprender sobre a história do município fora da sala de aula. Foi o que ocorreu com os alunos da Escola Municipal de Educação Engenheiro Francisco Erse, na manhã desta quarta-feira (22). 

O projeto conta com apoio de um guia de turismo, proporcionando aos alunos um momento de aprendizagem sobre a história e atrativos culturais da cidade de Porto Velho, promovendo assim o senso de pertencimento, responsabilidade e valorização do patrimônio do município.

LOGÍSTICA

 

Alunos da Escola Municipal de Educação Engenheiro Francisco Erse participaram do projeto projeto Turista AprendizAlunos da Escola Municipal de Educação Engenheiro Francisco Erse participaram do projeto projeto Turista Aprendiz

Um ônibus faz o transporte dos alunos e, desta vez, o ponto de parada foi no Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. “Essa é uma estratégia assertiva de nossa gestão que tem contribuído na formação cultural dos nossos alunos, que são o futuro do país e precisam saber da nossa história e cultura. Nesse passeio, os estudantes têm a oportunidade de conhecer lugares que são símbolos importantes e que fazem parte da nossa identidade”, afirmou Paulo Moraes Júnior, secretário da Semtel. 

No local, os alunos conheceram de perto fotos e elementos históricos, passearam na orla com vista para o rio Madeira e aproveitam o ambiente ao ar livre.

 

Alunos conheceram de perto fotos e elementos históricosAlunos conheceram de perto fotos e elementos históricos

Apesar de pequena, a aluna Allana Mendes afirmou estar “afiada” com as informações que obteve durante o passeio. Animada, ela descreve o que mais lhe chamou a atenção. “Aprendi sobre a enchente que aconteceu na cidade. Aprendi a forma como as esculturas foram feitas. Estou muito contente em conhecer mais sobre a história da nossa cidade”, disse. 

Curioso, o aluno Henrique Bassani disse ter amado conhecer o museu. E detalhou sobre o que mais encheu os olhos. “Ele todo é incrível. As Três Caixas D’Água em versão pequena. Amei também ter visto a Locomotiva 12, que foi totalmente restaurada”, descreveu.

O projeto, em conjunto com as escolas municipais, reafirma o compromisso da Prefeitura de Porto Velho de contribuir com o senso de pertencimento e com a formação de futuros cidadãos.

Texto: Jaqueline Malta
Fotos: Jaqueline Malta e Yann Gustavo

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

— Anuncie Aqui!

Últimas Notícias

Mais notícias