
A Copa Rituais Baristas Tribos promove imersão no universo do café e capacita tecnicamente 30 indígenas a apresentarem os grãos produzidos em seus próprios territórios
Em Cacoal, Rondônia, onde mais de 160 famílias indígenas promovem desenvolvimento sustentável na Floresta Amazônica e cultivam café de alta qualidade, um projeto inovador estimula jovens a se tornarem baristas e apresentarem os grãos produzidos em seus próprios territórios. A Copa Rituais Baristas Tribos, iniciativa que faz parte do Projeto Tribos de Rituais 85+, é um programa de formação técnica criado para gerar profissionalização e provar que o futuro do café na Amazônia pode ser tão rico em oportunidades quanto em sabor.
IMG_2682.jpg
Uma verdadeira imersão na cultura do café reuniu, nesta primeira etapa, 30 jovens indígenas em um encontro exclusivo com a especialista em cafés Carolina Barreto, gerente de Treinamento, Operações e Experiência de Consumo do Grupo 3corações, com Karine Sousa, Barista e Supervisora de Treinamento da marca, e com Poliana Perrut, agrônoma e líder local do Projeto Tribos. A capacitação propôs uma vivência nos conceitos do café, da planta a xícara, passando por história, categorias de qualidade, degustação e preparo, entre outros temas. Cada participante também recebeu um kit profissional com utensílios e equipamentos para que o aprendizado gere desenvolvimento contínuo.
“Esta é uma iniciativa que conecta diferentes elos da cadeia do café também sob a perspectiva dos serviços. É uma verdadeira imersão no universo do café que estimula estes novos baristas a expandirem seus conhecimentos e a pensarem novas experiências de preparo”, explica Carolina.
A grande inspiração para a jornada de capacitações proposta pelo Projeto Tribos de Rituais 85+ foi Celesty Suruí, de 23 anos, parceira da marca e representante da Aldeia Lapetanha, em Cacoal, que se tornou a primeira barista indígena do Brasil. Sua trajetória apresentando o café na xícara, em diferentes formatos, tem sido poderoso palco para a cultura e talento dos povos originários, abrindo um caminho que agora outros poderão seguir.
“Este é um marco importante para o Projeto Tribos. Escutamos e atendemos à curiosidade que os jovens começaram a demonstrar por conhecer o café na xícara, por evoluírem de cafeicultores também para baristas. Esta profissionalização tem um grande significado que engloba não só a paixão por café e a geração de oportunidade e renda, mas também a sucessão familiar dos indígenas perpetuando a cultura e a vida dentro das aldeias, enquanto protagonistas de suas histórias. Sem dúvidas, esta é a primeira formação de uma jornada de grandes conquistas que vem pela frente! Estamos encantados com a receptividade e com a dedicação de cada um deles. Serão baristas espetaculares!”, destaca Patrícia Carvalho, líder do Projeto Tribos no Grupo 3corações.
Primeira Copa Rituais Baristas Tribos
A jornada contínua de aprendizado e evolução apoiada por mentores de todo o Brasil por meio de trocas de experiência, aulas online e dicas, recebe destaque na grande final da Copa Rituais Baristas Tribos, em dezembro, que marca a história por trás desta primeira edição da formação técnica. Os quatro finalistas competirão no mesmo palco que premia os melhores cafés do Concurso Tribos, unindo simbolicamente as duas pontas da cadeia.
Os dois primeiros colocados da Copa Rituais Baristas Tribos receberão troféu, prêmios em dinheiro e uma viagem de imersão a São Paulo para um treinamento avançado e a conexão com o vibrante mercado de cafeterias do país.
“Acreditamos que os jovens baristas irão disseminar o conhecimento entre seus familiares e serão porta-vozes autênticos dos cafés fruto do Projeto Tribos que fazem parte da linha Rituais 85+. A Copa Rituais Baristas reitera o pilar do Protagonismo dos Indígenas e contará com novas edições ao longo do próximo ano”, complementa Patrícia
Sobre o Projeto Tribos de Rituais por 3 Corações
O Projeto Tribos gera desenvolvimento sustentável por meio de três pilares interdependentes e indissociáveis: o protagonismo dos povos indígenas, a proteção da floresta e a produção de café de qualidade. Em parceria com organizações como a FUNAI, Embrapa, Semagri, Emater, Câmara Setorial do Café e cooperativas indígenas, a 3 Corações atua trabalhando com mais de 150 famílias localizadas nos municípios de Cacoal e em Alta Floresta DOeste (RO), nas Terras Indígenas Sete de Setembro e Rio Branco. Iniciado em 2019, o projeto já comercializou mais de 5 mil kg de café Robusta Amazônico. O ciclo sustentável da iniciativa envolve capacitação, investimentos em infraestrutura, garantia de compra com valorização de 100% dos cafés cultivados e tem lucro 100% revertido para o projeto.
O Tribos integra a linha Rituais Cafés Especiais por 3 Corações, uma das marcas do Grupo 3corações.
Mais informações: https://projetotribos.com.br/
Rituais 85+ Cafés Especiais
Rituais 85+ é a linha de cafés especiais do Grupo 3 Corações, criada para consumidores que procuram uma experiência de café de alta qualidade. A linha oferece cafés com pontuação 85+, em uma escala de 0 a 100, baseada no protocolo da Specialty Coffee Association (SCA) que define cafés especiais como aqueles com pontuação mínima de 80 pontos. Esta pontuação garante uma avaliação de excelência em critérios como aroma, acidez, doçura, corpo, finalização e equilíbrio.
Os grãos selecionados, cultivados em regiões nobres, possuem torra mais branda e doçura natural. A aquisição dos grãos é feita por direct trade, valorizando o trabalho dos produtores com preço acima do mercado.
A principal linha de Rituais 85+ explora quatro perfis de notas sensoriais: exótico, chocolate, frutas vermelhas e frutas secas. Os produtos estão disponíveis nos formatos de café torrado e moído, grãos, drip coffee e cápsulas (estas últimas nos perfis chocolate e exótico).
Rituais 85+ também se conecta a iniciativas voltadas ao empreendedorismo social do Grupo 3 Corações. O ‘Projeto Tribos’ desenvolve parcerias com povos originários para o cultivo de cafés em sistemas agroflorestais, focando na geração de renda dessas comunidades. Adicionalmente, o ‘Projeto Florada Premiada’ é uma iniciativa que visa reconhecer, valorizar e dar visibilidade ao trabalho das mulheres na cafeicultura, promovendo o protagonismo feminino através da seleção e premiação de seus lotes de café.
Mais informações em: cafe3coracoes.com.br/rituais
Sobre o Grupo 3corações


