Alegria, arte e acessibilidade chegam à Zona Leste com o projeto “Circolando com o Palhaço Pingo”

Alegria, arte e acessibilidade chegam à Zona Leste com o projeto “Circolando com o Palhaço Pingo”

Levar a magia do circo, a força da arte e a acessibilidade à comunidade da Zona Leste de Porto Velho é o objetivo do projeto Circolando com o Palhaço Pingo, que realizará apresentações gratuitas do espetáculo Ensaio Geral em quatro praças públicas da capital. A iniciativa é idealizada pelo artista Klindson Cruz, que desde 2016 se dedica à palhaçaria com o propósito de transformar os espaços urbanos em territórios de convivência, emoção e pertencimento.

 

O espetáculo conta a história de Pingo, um palhaço prestes a estrear que decide realizar um ensaio geral mesmo sem sua diretora. No palco, ou melhor, na praça, o público embarca em uma viagem divertida e poética pelo universo de “Pingo Primeiro”, um barquinho que aprende a velejar e conduz todos a uma experiência repleta de humor, sensibilidade e reflexão sobre a vida. A peça convida o público a redescobrir o poder do riso e da arte como pontes de empatia e transformação.

 

Klindson Cruz explica que a inspiração do espetáculo vem da própria vivência e da reflexão sobre a vida, misturando humor e poesia para provocar emoções e pensamentos. Ele destaca que a peça, apesar de ser um espetáculo de palhaçaria, instiga o público sobre recomeços, humanidade, amizade e amor. “É um convite para seguir sonhando, mesmo diante dos desafios, fazendo do riso um canal para falar de temas humanos como o medo, a amizade e a persistência”.

 

Para o artista, o palhaço é um espelho da vida. “Ele erra, cai, tenta de novo. É nesse jogo que o público se reconhece e ri de si mesmo. Queremos que as pessoas sintam o riso como um abraço coletivo”, destaca Klindson Cruz.

 

Mais do que fazer rir, o projeto apresenta uma novidade ao incluir intérprete de Libras em todas as sessões, tornando o espetáculo acessível para pessoas surdas e incentivando o público a se aproximar da língua de sinais de forma mais natural e respeitosa. A iniciativa reafirma o papel da arte como ferramenta de inclusão social e amplia o alcance da cultura nas ruas, fortalecendo o compromisso com uma sociedade mais diversa, acolhedora e conectada pela arte.

 

Além de democratizar o acesso à cultura, o Circolando com o Palhaço Pingo tem como missão reativar praças públicas como espaços de convivência e cidadania. O projeto promove o encontro entre artistas, famílias, crianças e idosos e fortalece redes locais com escolas, lideranças de bairro, CRAS e coletivos culturais. A proposta valoriza o sentimento de pertencimento e o diálogo entre arte e comunidade.

 

“A rua é o espaço mais democrático que existe. Quando o circo chega, a arte se mistura à vida das pessoas e é nesse momento que o teatro cumpre sua função social”, reforça Klindson.

 

*Programação*

*08/11* – Praça Conjunto Jamary, Rua Jaguarão, 1-267 – Três Marias, 17h

*09/11* – Praça CEU, Rua Antônio Fraga Moreira, 1770, bairro JK, 19h

*22/11* – Praça Cristal da Calama, Av. Calama no terminal de ônibus do bairro Cristal da Calama, ao lado da Associação AMACC, 19h

*23/11* – Praça Orgulho do Madeira, Rua Ariquemes (Entre as Quadras 594 e 599), Quadra da CAERD, bairro Orgulho do Madeira, 17h

 

*Ficha Técnica*

Klindson Cruz – Produtor geral e Palhaço

Val Barbosa – Produtora Executiva

Cammy Lima – Assessora de Imprensa

Camile Oliveira – Intérprete de Libras

Taiane Sales – Operadora Logística

Edmar Leite – Operador de Sonoplastia

Maycon Moura – Designer Gráfico

— Anuncie Aqui!

Últimas Notícias

Mais notícias