Alero promove encontro sobre enfrentamento da violência contra mulheres em Porto Velho

Alero promove encontro sobre enfrentamento da violência contra mulheres em Porto Velho

Ação da Procuradoria Especial da Mulher reúne especialistas e reforça campanha internacional.

Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres

 

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) promoveu nesta terça-feira (25), por meio da Procuradoria Especial da Mulher (PEM), um encontro para marcar o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, celebrado mundialmente nesta data e instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1999. A agenda ocorreu no plenário da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), com ciclo de palestras, roda de conversa e mobilização social.

 

Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero)

Mesmo de forma remota, a deputada estadual e procuradora especial da Mulher, Ieda Chaves (União Brasil), afirmou em vídeo que a data representa compromisso e conscientização. “A violência contra a mulher tem muitas faces, física, psicológica, moral, sexual e patrimonial. É uma violação aos direitos humanos que precisa acabar. A ação de hoje, em Porto Velho, trouxe temas fundamentais para o combate e a prevenção da violência que tantas mulheres enfrentam diariamente”, disse.

 

Encontro sobre enfrentamento da violência contra mulheres

Especialistas de diferentes áreas integraram a programação. A delegada da Polícia Civil, Adriana Parente, abordou o tema “Violência Doméstica: Vítima é Vítima!”. A presidente da Comissão de Igualdade Racial e Verdade da Escravidão Negra da OAB/RO, Rafaela Albuquerque, tratou dos “Aspectos da solidão da mulher negra”. A psicóloga Iara Thuanny Muniz da S. Cahú, especialista em saúde mental e políticas de cuidado, discutiu “Educação que Liberta: Prevenção da Violência contra a Mulher desde a Infância”, com reflexões sobre proteção, acolhimento e bem-estar.

 

Espaços de Decisão

Ieda Chaves reforçou a necessidade de ampliar a presença feminina nos espaços de decisão, inclusive, motivo da pauta da 1ª Marcha Nacional dos Deputados Estaduais, promovida pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), em Brasília (DF). “Um movimento para que tenhamos mais mulheres na política. Assim, a gente pode avançar com mais rapidez nas questões que só nós sabemos, que só nós sentimos. Seguimos juntas em todos os espaços para garantir respeito, segurança e dignidade para cada mulher rondoniense”, afirmou.

 

Procuradoria Especial da Mulher

21 Dias de Ativismo

A atividade marcou também o início da campanha internacional 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, que segue até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. O movimento busca fortalecer ações de prevenção, proteção e promoção da igualdade, com foco na garantia de direitos e na mobilização social.

 

Especialistas de diferentes áreas integraram a programação

 

Registros

 

O ‘Encontro com Elas’ recebeu autoridades políticas de Candeias do Jamari, Jaru e Cerejeiras, além de um grupo de pessoas ligadas à Legião da Boa Vontade (LBV).

 

Texto: Etiene Gonçalves | Jornalista

Foto: Divulgação

— Anuncie Aqui!

Últimas Notícias

Mais notícias