Em Rondônia, PRF participa de operação para remoção de invasores da Terra Indígena Karipuna

Em Rondônia, PRF participa de operação para remoção de invasores da Terra Indígena Karipuna

Além da PRF, participaram da ação: Casa Civil; FUNAI; IBAMA; MPI; MTE; PF; FN; ABIN; EB; e Censipam

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia, durante os dias 30/05 a 14/06, participou da 1° fase da Operação de desintrusão na Terra Indígena Karipuna, situada entre os municípios de Nova Mamoré e Porto Velho. A ação teve como objetivo retirar os invasores, majoritariamente garimpeiros e madeireiros ilegais, para devolver o domínio da região aos povos originários.

A região enfrenta ameaças devido às atividades ilegais de madeireiros e garimpeiros, que exploram os recursos minerais, contaminam os rios, colocam em risco à saúde da população local e ameaça a cultura e a organização social dos povos indígenas. Além da PRF, participaram da ação: Casa Civil; Ministério do Trabalho Estadual (MTE); Polícia Federal (PF); Força Nacional (FN); Agência Brasileira de Inteligência (ABIN); Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam); Exército Brasileiro (EB); Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI); Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA); e Ministério dos Povos Indígenas (MPI).

Essa integração das forças de segurança pública e de outros órgãos se mostrou fundamental para o desenvolvimento das atividades e defesa dos interesses da República. Uma das atribuições da Polícia Rodoviária Federal é combater crimes ambientais e socioambientais, especialmente nos acessos ao território indígena.

— Anuncie Aqui!

Reportagem: PRF/RO

Últimas Notícias

Mais notícias