Governo de Rondônia faz parceria com centro de referência mundial em inovação para avançar no desenvolvimento sustentável

Governo de Rondônia faz parceria com centro de referência mundial em inovação para avançar no desenvolvimento sustentável

Governo do Estado de Rondônia

Clima, Saúde, Florestas e Serviços de Ecossistemas foram temas abordados durante encontro

O Governo de Rondônia avança mais uma etapa na promoção do desenvolvimento sustentável do Estado, com a assinatura do Protocolo de Intenção junto ao Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA), referência mundial em inovação e tecnologias sustentáveis, durante encontro realizado na sexta-feira (2), em Portugal. A colaboração firmada no protocolo acontecerá nas áreas temáticas de Clima e Saúde; Clima, Florestas e Serviços de Ecossistemas; e ainda Mobilidade Urbana, Cidades Inteligentes e Cadeias Logísticas Associadas.

Cumprindo agenda no país europeu, o governador de Rondônia, Marcos Rocha, enfatizou que o Estado tem desenvolvido ações voltadas à sustentabilidade. ‘‘Estamos comprometidos em buscar o que há de melhor em inovação e tecnologia para fortalecer a sustentabilidade em Rondônia. Acreditamos que um futuro mais próspero se faz com a integração entre o cuidado com o meio ambiente, o clima e o desenvolvimento econômico, combinados ao emprego de inovações tecnológicas’’, defendeu.

Governo mantém reunião com os representantes do CEiiA e da Comissão de Coordenação da Região Norte de Portugal

O protocolo inclui tratamento de dados geoespaciais e consultoria para planos de ação voltados à adaptação climática; desenvolvimento de políticas e projetos que mitiguem as emissões de carbono na mobilidade urbana; e a promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em consonância com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

RELEVÂNCIA ECONÔMICA E AMBIENTAL

Durante o cumprimento da agenda, o governador, após a assinatura do protocolo, manteve reunião com os representantes do CEiiA e da Comissão de Coordenação da Região Norte de Portugal (CCDR-N), para tratar de projeto sobre Sequestro Florestal de CO2.

A política de Sequestro Florestal de CO2 é debatida mundialmente como solução para amenizar o aquecimento global, que acontece naturalmente, especialmente pelas florestas, a partir da fotossíntese. Mas a tecnologia também pode colaborar nesse processo. A remoção de poluentes atmosféricos possui relevância climática, ambiental e impacta o desenvolvimento, pois favorece as atividades econômicas, dando sustentabilidade aos negócios.

Fonte
Texto: Vanessa Moura e Paulo Ricardo Leal
Fotos: Deiziane de Souza Barreto Pinheiro e Esio Mendes
Secom – Governo de Rondônia

— Anuncie Aqui!

Últimas Notícias

Mais notícias