Mapa e Unir firmam cooperação para fortalecer programas de educação e pesquisa sobre bioeconomia e cacauicultura

Mapa e Unir firmam cooperação para fortalecer programas de educação e pesquisa sobre bioeconomia e cacauicultura

ACORDO DE COOPERAÇÃO


A parceria, com ênfase na cacauicultura, promoverá a inovação científica, o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis e a capacitação profissional

 

OMinistério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e a Universidade Federal de Rondônia (Unir) firmaram Acordo de Cooperação Técnica (ACT), esta semana, com o objetivo de estabelecer mecanismos para o fortalecimento dos programas de pós-graduação em Agroecossistemas Amazônicos e de Ciências Ambientais da universidade e das linhas de pesquisa voltadas à bioeconomia, bem como o manejo da biodiversidade amazônica. A parceria, com ênfase na cacauicultura, promoverá a inovação científica, o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis e a capacitação de profissionais qualificados.

O documento foi assinado pela secretária de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI), Renata Miranda, no dia 22 de janeiro. A cooperação será mediada pela Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac/SDI). Segundo a diretora da Ceplac, Lucimara Chiari, esse é um passo importante para aprofundar estudos e ações voltados para a melhora do processo produtivo do cacau. “Por meio da parceria entre a Ceplac e a Unir, esforços serão direcionados para promover pesquisa e desenvolvimento sustentável à cacauicultura de Rondônia”, explicou.

Entre os resultados esperados destacam-se a maior agilidade na produção científica da Ceplac, a ampliação da capacidade de pesquisa e desenvolvimento tecnológico na área da cacauicultura, a geração de conhecimentos científicos e tecnológicos relevantes para a região amazônica, a formação de recursos humanos qualificados, a melhoria da produção científica e da qualificação discente da instituição de ensino superior, além do aumento da inserção do programa de pós-graduação na sociedade. As partes envolvidas pretendem, ainda, desenvolver projetos conjuntos de pesquisa, visando a aplicação de práticas sustentáveis e inovadoras na produção e manejo do cacau, com foco na recuperação de áreas degradadas.

Informações à imprensa
Suellen Siqueira
[email protected]

— Anuncie Aqui!

Últimas Notícias

Mais notícias