Após recomendação do MPF, Unisapiens volta atrás e reabre sua biblioteca ao acesso da população de Porto Velho

Após recomendação do MPF, Unisapiens volta atrás e reabre sua biblioteca ao acesso da população de Porto Velho

A faculdade havia respondido que considerava não haver obrigação legal para que fosse concedido acesso da biblioteca à comunidade em geral. Agora mudou de ideia

PORTO VELHO – Após recomendação do Ministério Público Federal (MPF), a Faculdade Unisapiens voltou a permitir acesso ao público externo à sua biblioteca. A instituição havia suspendido a utilização do espaço pela população durante a reforma da unidade, sob alegação de segurança da comunidade escolar, contrariando seu próprio regulamento.

Para atender à recomendação do MPF, a Unisapiens elaborou um novo regulamento para a biblioteca, que garante o acesso da população mediante um processo de inscrição e o cumprimento de normas definidas.

A recomendação do MPF foi assinada pelo procurador da República Raphael Luís Pereira Bevilaqua e tem como base a Lei nº 12.244/2010, que determina que todas as instituições de ensino, públicas ou privadas, devem universalizar o acesso às suas bibliotecas no prazo de 10 anos.

A faculdade havia respondido que considerava não haver obrigação legal para que fosse concedido acesso da biblioteca à comunidade em geral. Entretanto, a Unisapiens declarou que, em respeito ao MPF e em reconhecimento à importância da leitura no processo de desenvolvimento pessoal e social, o seu conselho superior (Consup), em reunião realizada em 11 julho, decidiu que adotaria as medidas recomendadas e estabeleceu grupo de trabalho para elaborar o novo regulamento, publicado em agosto.

Com o atendimento da recomendação, o MPF promoveu o arquivamento do procedimento que acompanhava o caso.

Procedimento Preparatório nº 1.31.000.000728/2024-95

Fonte: Assessoria de Comunicação - Ministério Público Federal em Rondônia
— Anuncie Aqui!

Últimas Notícias

Mais notícias