PROPOSTAS Governo do Estado de Rondônia
Foi realizada a eleição dos 16 delegados para a conferência nacional
O Governo de Rondônia promoveu a 4ª Conferência Estadual da Juventude nos dias 28 e 29 de outubro em Ji-Paraná. O evento reuniu delegados eleitos em etapas municipais para discutir e propor soluções para questões que afetam a juventude. Os delegados são responsáveis por levar propostas e ideias para a formulação do Plano Diretor da Juventude, um documento crucial que define as diretrizes e políticas públicas.
Propostas discutidas pelos jovens
SOLENIDADE
Conforma destacado pela Secretaria de Estado da Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), o evento teve solenidade de abertura, onde os participantes expressaram atenção para ações voltadas às comunidades e em todo o Estado. Os delegados se envolveram em grupos de trabalho, onde debateram e elaboraram 12 eixos, entre eles: Cidadania; Educação; Saúde; Cultura; Comunicação e Liberdade de Expressão; Desporto e Lazer; Sustentabilidade e Meio Ambiente; Território e Mobilidade; Segurança Pública e Justiça; Diversidade e Igualdade; Profissionalização; Trabalho e Renda; e Sistema Nacional da Juventude (Sinajuve). Os tópicos abordados incluíram direitos sociais, equidade de gênero, prevenção ao uso de drogas e o impacto da tecnologia na vida dos jovens.
Na plenária final, as propostas foram apresentadas e discutidas, e os delegados votaram para determinar quais delas seriam incluídas no Plano Diretor da Juventude. Além disso, durante o evento foram eleitos os delegados que representarão Rondônia na Conferência Nacional da Juventude.
COMPROMISSO
O segundo dia do evento começou com a apresentação das propostas e a eleição dos 16 delegados para a conferência nacional que acontecerá em Brasília, em dezembro. A energia e o compromisso dos participantes foram palpáveis, à medida que escolhiam os jovens que levariam as demandas e soluções de Rondônia para o cenário nacional.


