Surto de Dengue no Brasil: senador exige investigação do TCU sobre atraso na vacinação

Surto de Dengue no Brasil: senador exige investigação do TCU sobre atraso na vacinação

Em meio a um alarmante surto de dengue, com estados e o Distrito Federal em estado de emergência e mais de 20 mil novos casos registrados em apenas 24 horas, o senador Marcos Rogério solicita ao Tribunal de Contas da União (TCU) que investigue a suposta negligência do Governo Federal na aquisição da vacina Qdenga, produzida pelo laboratório Takeda Pharma. A aprovação da Anvisa veio em março de 2023, mas o imunizante só foi integrado ao Sistema Único de Saúde (SUS) no final do ano, o que, segundo o senador, postergou o início das campanhas de vacinação.

O Ministério da Saúde havia indicado que a vacina necessitava de mais análises, podendo levar até um ano para ser incluída no SUS, o que gerou um atraso significativo na aquisição e distribuição do imunizante. A campanha de imunização, prevista inicialmente para começar em fevereiro deste ano focando em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, ainda enfrenta dificuldades para ser implementada.

A demora resultou na chegada tardia da primeira remessa da vacina, com 757 mil doses em 20 de janeiro, e uma expectativa de recebimento de mais 568 mil doses ainda este mês. Diante da situação, o senador Marcos Rogério questiona a possível omissão do governo e demanda esclarecimentos e ações corretivas urgentes pelo TCU para conter a crise de saúde pública.

Fonte: Assessoria do Parlamentar

— Anuncie Aqui!

Últimas Notícias

Mais notícias